Home Diário de Bordo
O Veleiro Downloads
Passeios Contato

Vida a Bordo

Localização

Fone: +55-11-98228-2106

Produtos

 PASSEIO     

 
1- CHARTER
  1 - Paraty
  2 - Ilha Grande
 
2- EVENTOS
  1 - Semana de Vela de Ilha Bela
  2 - Encontros ABVC
  3 - Natal dos Velejadores
  4 - Cruzeiro Internacional Da Costa Leste 2008
  5 - Refeno 2008
 
3 - VIAGENS
  1 - Bertioga
  2 - Ilha Bela
  3 - De João Pessoa a Paraty 2009
  6 - Viagem CCL 2010, Caribe, Europa
Local: Refeno 2008

Passeio: Refeno 2008 Do Cabanga até Noronha

Nossa estadia no Cabanga foi repleta de eventos e palestras, alem das obrigações rotineiras com o barco, tínhamos todas as noites Happy Hour
Com musica ao vivo e regados de caipirinha e cerveja na companhia de velejadores de todas as partes do pais e mais alguns poucos estrangeiros, é uma mistura de sotaques muito interessante e divertida de se ouvir.
Para ir a Noronha existem algumas exigências da Marinha do Brasil, com relação a navegação, assim tivemos que adequar barco e equipamentos para uma rigorasa vistoria que nos daria o alvará de largada na regata.
Em Recife também chegaram o resto da tripulação, Maurão, Grilo e o Cassi, o astral a bordo mudou muito, mais gente mais piada, mais companhia.
Enfim já é sexta feira e temos que nos preparar para soltar as amarras e rumar para a raia de largada da regata, instruções de regata na mão, selo da Marinha do Brasil, barco abastecido e la vamos nós. Abraço a todos e até NORONHA.

A largada da regata foi no sábado as 13:00 hs de frente ao marco zero no canal do porto de Recife, fomos a primeira bateria a largar e em poucos minutos já deixamos a entrada do porto e pegamos mar aberto rumo 60 graus.
O percurso até Fernando de Noronha é de 300 milhas que foram feitas em 54:41:15 hs, o que nos deu sétimo lugar na classe aço. A velejada foi boa com vento de SE e mar com 2 metros de ondas entrando pelo costado, o vento em média de 10 nos  não foi muito favorável, tinha momentos que caia muito o rendimento e o moral a bordo caia incrivelmente.
A tão esperada chegada na ilha foi muito tensa, já estava escuro e nosso GPS não tinha carta detalhada do local. Devagar nos aproximamos e entramos nas águas abrigadas da parte Norte , fizemos a linha de chegada e logo apoitamos na baia do porto.
Sem palavras para falar de Noronha, a ilha é maravilhosa e os 5 dias que passamos por lá foram divididos entre paisagens belíssimas e mergulhos fenomenais. Saiamos de manhã para voltar só no final da tarde, muita caipirinha e cerveja durante todo o tempo.
Tudo em Noronha é muito caro, pode-se dizer que um NORONHO corresponde a três reais. Além da taxa de permanência paga ao IBAMA muitos dos passeios e mergulhos nos são impostos guias pagos e caros. É claro que não entramos nesta fizemos nossos mergulhos com próprio bote, respeitando somente as áreas de preservação. Cada parte da ilha pode-se fazer um mergulho diferente com visuais distintos, mergulhamos com tartarugas, peixes de todos os tipos, arraias,  lagostas e tubarões, as aves também dão show, muitas e de todos os tipos.
Conhecemos quase a ilha toda, mas a vontade de ir embora não veio, queria ficar mais mas a regata Noronha Natal era nossa próxima escala.

Apresentação com fotos: Refeno_2008_Cabanga_e_Noronha.ppt

 

 

Desenvolvido por 360 InsSite